Noemiart´s
ESTE BLOG FOI CRIADO PARA TODOS QUE AMAM ARTESANATO COMO EU.
FIQUEM A VONTADE PARA DAR SUGESTÕES, E POR FAVOR, NÃO SAIAM SEM DEIXAR UM COMENTÁRIO.
domingo, 29 de abril de 2012
sexta-feira, 20 de abril de 2012
noemiart's postado pela amiga sonia.Queridas amigas, aqui esta o site que transforma Fotos em Riscos para Pintura em Tecidos>http://www.dumpr.net/sketch.php, veja abaixo:
****
****
noemiart's Amigas , visite esse picasa da amiga Geruza q vc encontrará muitas semaninhas...aliás , tem muita coisa boa! vale a pena conferir.
https://picasaweb.google.com/1043385 65061756435019
https://picasaweb.google.com/1043385
achei na net essa dicas de cores que pode ajudar as iniciantes de pintura a usar melhor as cores.
noemiart'sTEORIA DAS CORES
As cores primárias das cores-pigmento são: Vermelho, amarelo e azul
Matiz
Introdução
Muito se fala sobre esse assunto, um dos melhores livros que pude conhecer até hoje sobre o tema é o de Israel Pedrosa, "Da Cor a Cor Inexistente". Este livro é realmente um "tratado histórico" sobre as cores e os diversos estudiosos que já abordaram o tema. Está esgotado há algum tempo e só se encontra em bibliotecas ou "sebos" mas toda pessoa que se interesse pela área de criação, seja em que mídia se expresse, devem conhecer.
Procuro aqui, recolher os dados num resumo bem simples, acrescentando algumas curiosidades e crendices sobre as cores, que, em alguns casos, podem úteis quandose desenvolve um trabalho de criação.
A bibliografia básica então, se torna óbvia, porém no final do texto há citações de trabalhos interessantes que ajudarão caso sua pesquisa exija ou sua curiosidade sejamaior.
Teoria das cores.
O que convencionou-se chamar de Teoria das Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas esparsas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratadoda Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz. Cuja primeira edição só foi publicada 132 anos após a morte do artista, são anotações recolhidas pelo artista ao longo de anosde observação e é a teoria mais corrente, sendo um dos legados do renascimento para as artes visuais. Para um aprofundamento maior sobre o tema, consulte o livro deIsrael Pedrosa citado anteriormente. Nela há um capítulo inteiro sobre a história.
Distinção das cores.
Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento. Falar de cor sem falar de luz é impossível, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, é imprescindível para a percepção da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela é a própria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, é que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflitanenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
O disco cromático
O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores. Geralmente usado para estudar ascores-pigmento, o disco cromático pode ser desenvolvido em qualquer material, lembrando-se que cores-luz e cores pigmentos sofrem alterações de acordo com suaprópria essência.
Cores primárias:
São as cores puras, que não se fragmentam.
As cores primárias das cores-pigmento são: Vermelho, amarelo e azul
As cores primárias das cores-luz são: Azul, vermelho e Verde
Cores secundárias.
As combinações surgidas de duas cores primárias são chamadas de cores secundárias. São elas: laranja, que é a mistura do amarelo com o vermelho, o verde, que é a mistura do azul com o amarelo e o violeta, que é a mistura do vermelho com o azul.
Cores Terciárias.
São obtidas pela mistura de uma primária com uma ou mais secundárias.
No gráfico abaixo fica mais simples de entender:
Cores Complementares.
Note no gráfico, que uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária. Esta é a cor que está em oposição a posição desta cor primária. Por exemplo, a cor complementar do vermelho é o verde.
As cores complementares são usadas para dar força e equilibrio a um trabalho criando contrastes. Raramente se usa apenas cores complementares em um trabalho, o efeito pode ser desastroso, mas em alguns casos é extremamente interessante. Os pintores figurativos em geral usam as cores complementares apenas para acentuar as outras criando assim, equilibrio no trabalho.
Vale lembrar que as cores complementares são as que mais contrastes entre si oferecem, sendo assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta. Outra caracteristica importante das cores complementares é que elas se neutralizam entre si. O que isso quer dizer? Que se quisermos tirar a "potência" de um amarelo,basta acrescentar-lhe certa quantidade de violeta até que neutralizando-o em um tom de cinza, até chegar ao preto. (Processo químico de composição de cores.)
Cores análogas
Cores análogas
São as que aparecem lado-a-lado no gráfico. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja.
As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade.
Uma composição em cores análogas em geral é elegante, porém deve-se tomar o cuidado de não a deixar monótona.
Cores neutras.
Os cinzas e os marrons são consideradas as cores neutras, mas podem ser neutras também os tons de amarelos acinzentados, azuis e verdes acinzentados e os violetasamarronzados. A função das cores neutras é servir de complemento da cor aproximada, para dar-lhe profundidade, visto que as cores neutras em geral tem pouca reflexividade de luz.
O "calor" das cores.
A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias. Quando se divide um disco cromático ao meio (figura acima) com uma linhavertical cortando o amarelo e o violeta, percebe-se que os vermelhos e laranjas do lado esquerdo, são cores quentes, vibrantes. Pôr outro lado, os azuis e verdes do lados direito são cores frias, que transmitem sensações de tranquilidade.
Matiz
É a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, pôr exemplo, são matizes. Para se mudar o matiz de uma cor acrescenta-se a ela outromatiz.
Tom
Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essasgradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.
Intensidade
Diz respeito ao brilho da cor. Um matiz de intensidade alta ou forte é vívido e saturado, enquanto o de intensidade baixa ou fraca caracteriza cores fracas ou "pastel". O disco de cores mostra que o amarelo tem intensidade alta enquanto a do violeta é baixa.
Conhecer a teoria das cores não é suficiente para elaborar trabalhos interessantes, porém ajuda e muito a atingir objetivos quando estes envolverem o sentido da visão.Afinal é o olho o órgão que capta as cores, passando a mensagem ao cérebro que a identifica e associa com estes conceitos apresentados.
noemiart's
Como fazer pintura em tecido
Aqui você encontra dicas e toda a orientação básica para saber como pintar em tecido passo a passo.
Material necessário para Pintura em Tecido:
Pano de prato de sacaria;
Placa de eucatex, acrílico ou madeira (leve) de 40cm x 60cm(aproximadamente);
Cola permanente para a placa;
Carbono para riscar o modelo;
Pincéis de cabo amarelo, próprios para pintura em tecido, nos números 02, 04, 08, 10 e 12. Os pincéis são vendidos inteiros. Porém, se forem aparados, tornam-se mais eficazes;
Pincel para contorno número 0;
Tinta para tecido (da marca de sua preferência) nas cores: branco, clareador, amarelo limão, amarelo ouro, laranja, vermelho vivo, vermelho tomate, púrpura, vinho, violeta, rosa chá, azul caribe, azul cobalto, verde folha, verde oliva, verde pinheiro, siena natural, cerâmica, sépia, cinza lunar, amarelo pele e preto. Esse é o kit básico, com ele podemos produzir muitos trabalhos. Existem muitas outras cores lindas no mercado e você pode adquiri-las quando desejar;
Vidro para colocar água, para limpeza dos pincéis;
Paninho para limpeza dos pincéis;
Um frasco com água limpa, para quando precisar diluir um pouco a tinta (uso a embalagem de adoçante, é muito prática);
Prato, pires ou godê, para misturar tintas;
Você poderá pintar camisetas, toalhas de banho, de rosto, lencóis, toalhas de mesa, jogos americanos e tudo o mais que sua imaginação permitir.
Modo de trabalho sugerido:
Comece aplicando a cola permanente(produto próprio para pintura , que deixa a superfície mordente , para fixar o tecido ) na placa. Estique bem a tinta e deixe secar por uns 30 minutos. Lave seu pincel imediatamente, pois a cola pode danificá-lo se secar, se preferir uma uma escova de dentes velha.
Estique o pano (ou a peça a ser pintada)sobre a placa preparada com a cola. Faça isso com carinho para que fique bem esticado, sem dobras;
Escolha o desenho e risque com auxílio do carbono (eu uso o de computador);
Comece com o sombreado. Escolha o tom e aplique antes uma demão de clareador, faça aos poucos. Aplique o clareador e sombreie, não deixe o clareador secar. Não exagere, faça algo suave e escureça perto do desenho;
Passe para os campos do desenho. Faça sempre o que estiver por baixo primeiro e por último o que estiver no plano de cima no desenho. Ex.: folhas que estão por baixo das flores são pintadas primeiro. Esse detalhe garante um acabamento mais perfeito;
Não estique a tinta. Preencha o campo com generosidade, não deixe a cor de baixo secar antes de fazer luzes e sombras;
A luz que é dada com o branco. Pode ficar translúcida se você preparar um frasco a parte com duas partes de tinta branca para uma parte de clareador. Essa mistura é boa para fazer as pinceladas de branco nas rosas e as pétalas dos miosótis;
Os galhos e os acabamentos exigem um pincel mais aparado ou um apropriado para acabamento (existem no mercado) com as cerdas firmes;
Use uma gotinha de água na tinta que for usar para contorno ou detalhes delicados onde desejar um traço mais fino;
Enfim, tenha sempre um paninho a mão para testar as misturas. Com isso você evita erros nas misturas que podem comprometer seus trabalhos. Faça também testes para ver se as cores que pretende usar ficam harmoniosas lado a lado;
Agora é só relaxar e boa pintura!
Veja meu video , que ilustra bem o texto acima!
http://www.youtube.com/watch?v=FbnjLf4uBz8
Dicas adicionais Para Pintura em Tecido!!!!
1 Use uma escova de dentres velha ,para passar a cola permanente na tábua , além do serviço ser mais rápido, a escova ainda dá uma limpadinha nos fiapos que ficam colados , das outras pinturas , prefira uma de cerdas duras.
2 Deixe ao seu lado uma bandeja de isopor (aquelas que vem do supermercado) , para retirar o excesso do pincel , fazer misturas e também , retirar aqueles restos de tinta endurecidos que formam na tampa e boca do frasco de tinta, na pintura folk , ela substitui o paninho na hora de tirar o excesso para fazer a luz e a sombra secas...
3 Vinagre de maçã (algumas gotas no frasco) , ajuda a deixar a tinta mais fluida quando ela engrossa.
4 Molhar o pincel no aquarela silk , facilita na hora de fazer galhos e arabescos , assim como as folhinhas soltas, também para contornos , molhe e tire o excesso , vai sentir a diferença.
5 Use álcool gel , para limpar seus pincéis quando ficarem duros , ou com residuos de tinta , você notará que eles ficarão bem limpos e macios novamente.
Clique Aqui e veja muitas fotos com explicações passo a passo de vários temas para pintar em tecido.
http://arteempinturaemtecido.blogspot.comMaterial necessário para Pintura em Tecido:
Pano de prato de sacaria;
Placa de eucatex, acrílico ou madeira (leve) de 40cm x 60cm(aproximadamente);
Cola permanente para a placa;
Carbono para riscar o modelo;
Pincéis de cabo amarelo, próprios para pintura em tecido, nos números 02, 04, 08, 10 e 12. Os pincéis são vendidos inteiros. Porém, se forem aparados, tornam-se mais eficazes;
Pincel para contorno número 0;
Tinta para tecido (da marca de sua preferência) nas cores: branco, clareador, amarelo limão, amarelo ouro, laranja, vermelho vivo, vermelho tomate, púrpura, vinho, violeta, rosa chá, azul caribe, azul cobalto, verde folha, verde oliva, verde pinheiro, siena natural, cerâmica, sépia, cinza lunar, amarelo pele e preto. Esse é o kit básico, com ele podemos produzir muitos trabalhos. Existem muitas outras cores lindas no mercado e você pode adquiri-las quando desejar;
Vidro para colocar água, para limpeza dos pincéis;
Paninho para limpeza dos pincéis;
Um frasco com água limpa, para quando precisar diluir um pouco a tinta (uso a embalagem de adoçante, é muito prática);
Prato, pires ou godê, para misturar tintas;
Você poderá pintar camisetas, toalhas de banho, de rosto, lencóis, toalhas de mesa, jogos americanos e tudo o mais que sua imaginação permitir.
Modo de trabalho sugerido:
Comece aplicando a cola permanente(produto próprio para pintura , que deixa a superfície mordente , para fixar o tecido ) na placa. Estique bem a tinta e deixe secar por uns 30 minutos. Lave seu pincel imediatamente, pois a cola pode danificá-lo se secar, se preferir uma uma escova de dentes velha.
Estique o pano (ou a peça a ser pintada)sobre a placa preparada com a cola. Faça isso com carinho para que fique bem esticado, sem dobras;
Escolha o desenho e risque com auxílio do carbono (eu uso o de computador);
Comece com o sombreado. Escolha o tom e aplique antes uma demão de clareador, faça aos poucos. Aplique o clareador e sombreie, não deixe o clareador secar. Não exagere, faça algo suave e escureça perto do desenho;
Passe para os campos do desenho. Faça sempre o que estiver por baixo primeiro e por último o que estiver no plano de cima no desenho. Ex.: folhas que estão por baixo das flores são pintadas primeiro. Esse detalhe garante um acabamento mais perfeito;
Não estique a tinta. Preencha o campo com generosidade, não deixe a cor de baixo secar antes de fazer luzes e sombras;
A luz que é dada com o branco. Pode ficar translúcida se você preparar um frasco a parte com duas partes de tinta branca para uma parte de clareador. Essa mistura é boa para fazer as pinceladas de branco nas rosas e as pétalas dos miosótis;
Os galhos e os acabamentos exigem um pincel mais aparado ou um apropriado para acabamento (existem no mercado) com as cerdas firmes;
Use uma gotinha de água na tinta que for usar para contorno ou detalhes delicados onde desejar um traço mais fino;
Enfim, tenha sempre um paninho a mão para testar as misturas. Com isso você evita erros nas misturas que podem comprometer seus trabalhos. Faça também testes para ver se as cores que pretende usar ficam harmoniosas lado a lado;
Agora é só relaxar e boa pintura!
Veja meu video , que ilustra bem o texto acima!
http://www.youtube.com/watch?v=FbnjLf4uBz8
Dicas adicionais Para Pintura em Tecido!!!!
1 Use uma escova de dentres velha ,para passar a cola permanente na tábua , além do serviço ser mais rápido, a escova ainda dá uma limpadinha nos fiapos que ficam colados , das outras pinturas , prefira uma de cerdas duras.
2 Deixe ao seu lado uma bandeja de isopor (aquelas que vem do supermercado) , para retirar o excesso do pincel , fazer misturas e também , retirar aqueles restos de tinta endurecidos que formam na tampa e boca do frasco de tinta, na pintura folk , ela substitui o paninho na hora de tirar o excesso para fazer a luz e a sombra secas...
3 Vinagre de maçã (algumas gotas no frasco) , ajuda a deixar a tinta mais fluida quando ela engrossa.
4 Molhar o pincel no aquarela silk , facilita na hora de fazer galhos e arabescos , assim como as folhinhas soltas, também para contornos , molhe e tire o excesso , vai sentir a diferença.
5 Use álcool gel , para limpar seus pincéis quando ficarem duros , ou com residuos de tinta , você notará que eles ficarão bem limpos e macios novamente.
Clique Aqui e veja muitas fotos com explicações passo a passo de vários temas para pintar em tecido.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
aniversario da minha princesa
gente,peguei algumas ideias na net e fiz tudo em casa.desde a pintura dos paineis,lembrancinhas,enfeites da mesa,flores de bala de goma arranjos com as bexigas,enfim;tudo mesmo.foi muito legal ver a propria aniversariante ajudando a pintar o painel.sem contar a economia que fiz e os elogios que recebi.quero agradecer as amigas blogueiras que compartilha suas ideias.que muito me ajudaram nessa festa.foi so usar um pouco de criatividade dei o meu toque pessoal no tema que minha princesa escolheu.agora estou fazendo paineis para vender.em breve estarei postando.
noemiart's
Assinar:
Postagens (Atom)